Buscar
  • Luize Oliveira

Quando uma rachadura pode ser um problema?

Por que aparecem rachaduras?


É comum aparecerem pequenas trincas em construções feitas com alvenaria e concreto, principalmente pela baixa elasticidade dos materiais, o que os deixa mais suscetíveis às movimentações da estrutura. Inclusive, mesmo após as intervenções para correção, as fissuras podem aparecer novamente. Assim, a ocorrência de pequenas rachaduras não deve ser motivo de preocupação, pois podem ter se originado de movimentações normais da edificação, como a acomodação do prédio no terreno e a dilatação térmica; ou, até mesmo, de obras do entorno. Porém, se essas trincas começarem a aumentar, pode ser um sinal de alerta de que algo está acontecendo por trás da camada de tinta, e, nesse caso, é necessário procurar um profissional especializado.


Evolução de uma rachadura.


Por que me preocupar com rachaduras?


Como dito anteriormente, é comum os materiais sofrerem alguma movimentação e as pequenas fissuras são evidências disso, mas, se elas começarem a aumentar, pode ser indício de que é chegado o momento de verificar a estrutura, se está ou não sobrecarregada ou se existe algum vazamento de água. Se as rachaduras não forem tratadas precocemente, podem vir a aumentar, o que, com o passar do tempo, será cada vez mais difícil remediar. Assim, o quanto antes for comunicado a um profissional, mais tranquilo e barato será o conserto.



O que observar em uma rachadura?


Para saber se as rachaduras são um sinal de alerta é preciso estar atento, monitorando as trincas que eventualmente aparecem na estrutura, principalmente as que se encontram na diagonal, pois essa configuração pode ser sinal da existência de um problema estrutural. Além disso, há alguns acontecimentos que podem indicar perigo em qualquer rachadura, como o aumento da fissura e o surgimento de manchas marrom avermelhadas, assim como de água. Mas também é preciso ficar alerta para rachaduras em locais específicos da construção, como em aberturas (portas e janelas) e em elementos estruturais (pilares, vigas e lajes).


Supervisionar Perigo



Quando uma rachadura precisa de inspeção profissional?


É importante sempre estar supervisionando quando uma fissura “parece” aumentar, e, caso aumente, é necessário solicitar uma inspeção profissional urgentemente. Além do mais, para garantir a segurança da edificação, é necessário manter o LTIP em dia. O Laudo Técnico de Inspeção Predial, que avalia as edificações e indica a manutenção adequada para os eventuais problemas, como as rachaduras, deve ser uma ação preventiva, devendo ser realizado a cada 5 anos em Porto Alegre, conforme legislação. Dessa forma, é possível prevenir que as trincas evoluam, ocasionando problemas mais sérios para o condomínio. O laudo deve ser elaborado por profissionais habilitados da Engenharia Civil ou da Arquitetura que irão emitir as devidas Responsabilidades Técnicas.



Está precisando de Laudo Técnico?


A Esfera Jr. realiza esse serviço e estamos dispostos a tirar todas as tuas dúvidas e fornecer um orçamento gratuito!


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo