Buscar
  • Natan Bregalda

Glossário de PPCI: vocabulário essencial para entender tudo

Já reparou que um plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios - o PPCI - tem muitos termos técnicos que às vezes não sabemos o significado? Pois é, por possuir uma série de documentações e ser um projeto extenso, o PPCI possui muitas especificidades. Por isso, elencamos alguns dos termos mais comuns - e difíceis - e vamos te explicar para que você não fique confuso na hora de interpretar um projeto de extrema importância para a segurança das pessoas que vivem ou trabalham no seu edifício.


ALTURA DESCENDENTE: É a altura que uma pessoa que está no último pavimento precisa descer para chegar numa porta para sair do prédio com segurança. Ela é medida contando da laje do último pavimento até o pavimento em que se encontra a saída de emergência principal da edificação.


ALTURA ASCENDENTE: É o oposto da descendente, nela medimos a altura que a pessoa precisa subir para sair da edificação com segurança. Geralmente está associada a subsolos.


ALVARÁ DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO (APPCI): O alvará é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros após os mesmos fazerem uma vistoria no seu prédio, vendo se todas as medidas adotadas foram cumpridas e instaladas.

Existem dois tipos de Alvarás:


APPCI TOTAL: Esse documento comprova que a edificação possui todas as medidas de prevenção e proteção contra incêndio instaladas corretamente. Muitas vezes ele é necessário para que se possa obter uma licença ou fazer alguns investimentos, como seguros por exemplo.


APPCI PARCIAL: Muitas vezes é necessário que uma série de medidas sejam adotadas para de fato proteger uma edificação de incêndios. Isso pode envolver um investimento que muitas vezes não está ao alcance do responsável. Por isso, é permitido que sejam instalados os sistemas de extintores, sinalização e treinamento de pessoal e solicitar um alvará parcial. Esse documento terá a mesma validade que um APPCI Total para fins de licenças e/ou investimentos que necessitem desse documento, porém, ele permite que você tenha um tempo a mais para instalar os outros sistemas projetados.


CERTIFICADO DE APROVAÇÃO (CA): O CA é um documento expedido pelo Corpo de Bombeiros dizendo que o projeto foi analisado pelo órgão e foi aprovado, podendo ser executado com as medidas de prevenção adotadas e projetadas.

CNAE (CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS): O CNAE é um código numérico que representa a atividade econômica do edifício, como residencial, comercial ou industrial, por exemplo.



Um pouco complicado né? Mas não te assusta, a Esfera Jr. também preparou um e-book que explica passo a passo de um PPCI e pode te ajudar muito a entender o processo do projeto. E caso você esteja procurando realizar o PPCI da sua edificação, nós podemos te ajudar. Nos chame e solicite um orçamento gratuito!


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo