- Dayane Schmitz
Fachada Ventilada
Entre as diversas técnicas construtivas que proporcionam obras e edificações diferenciadas, a Fachada Ventilada é um sistema que alia estética com sustentabilidade. Essa técnica, apesar de ser recente no mercado brasileiro, foi desenvolvida na década de 40, em países europeus, com o objetivo de melhorar o desempenho térmico das edificações.
A técnica consiste em criar uma segunda pele na edificação através do descolamento do revestimento externo da fachada. O sistema é composto por uma subestrutura de alumínio ou aço, ancorada na estrutura do edifício, e por placas ou painéis modulares fixados nesta subestrutura. Esse afastamento cria uma câmara de ar, com largura média de 10 a 15 cm, que por meio da diferença de pressão promove a ventilação contínua da fachada. O efeito chaminé funciona através da entrada de ar frio pela parte inferior e saída de ar quente pela parte superior, que aliado ao sombreamento da camada interna melhora o desempenho térmico da edificação. Além do efeito chaminé, os painéis de revestimento contribuírem para a ventilação através de um sistema chamado de juntas abertas que permite que o espaço entre as placas não receba vedação completa.

Vantagens do sistema
A Fachada ventilada é capaz de reduzir entre 30% a 50% do consumo de energia de um edifício;
Os materiais utilizados em sua composição são 100% recicláveis;
A manutenção é mais simples e segura pois a substituição dos painéis pode ser realizada individualmente;
Pode ser aplicada rapidamente em obras novas e reformas;
Bom isolamento acústico;
Maior durabilidade das edificações;
Valorização estética do imóvel;
Dispersão da umidade;
Eliminação do risco de destacamento de revestimentos.
No contexto atual se tem buscado muito por soluções sustentáveis e a fachada ventilada é uma destas. É um investimento que possui retorno financeiro pois reduz o consumo energético das edificações, colabora com o conforto térmico e aumenta seu valor comercial devido a qualidade estética e a variedade de composições de fachada. Que tal aderir à esta solução em seu empreendimento?